CEPH - Componentes

Ibagens eu quero ibagens

Mas como é realmente o funcionamento do CEPH ? Como ele faz isso ?

Então para facilitar o entendimento temos de conhecer os componentes básicos do CEPH:

Ferramenta Função
Ceph OSD Daemon responsável por armazenar os dados, replicá-los, fazer o balanceamento e se comunicar com os monitors deixando-os atualizados quanto ao mapeamento dos dados.
Monitors Verifica o funcionamento do Cluster CEPH, o mapeamento dos monitores e dos OSD, os mapas dos PG e o CRUSH. Guarda ainda as alterações ocorridas nos Monitors,OSDs e PGs.
MDS Metadata Server, armazena os metadados para dar apoio ao Ceph Filesystem ( o Ceph Block Devices e Ceph Object Storage não usam MDS ). Ele serve apenas para auxiliar o CEPH FS, tornando possível que usuários de sistemas executem comandos triviais como ls, find, etc…
CRUSH É o algoritmo responsável por determinar como armazenar e coletar os dados. Ele permite que os clientes CEPH se comuniquem diretamente com os OSD invés de precisar de um servidor ou controlador para intermediar a comunicação.
PG Placement Group - agrega os objetos dentro de um pool, já que rastrear objetos e seus metadados em um sistema de armazenamento de objetos pode gerar um custo computacional considerável.
RADOS
Librados
Rados GW

comments powered by Disqus